logoblog

A importância dos fitoquímicos

Os fitoquímicos são componentes naturais encontrados em vegetais (frutas, folhosos e legumes). Ainda que não sejam nutrientes (como as proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras), isto é, necessários para o sustento da vida, eles são benéficos para a nossa saúde.

Cada tipo de vegetal pode conter centenas de fitoquímicos. Para se ter uma idéia, apenas uma laranja contém 170 ou mais fitoquímicos diferentes.

Os fitoquímicos se originaram para ajudar as plantas a sobreviver em um ambiente geralmente hostil, e os mesmos fitoquímicos que protegem as plantas também ajudam os humanos que os ingerem.

Pesquisas vêm demonstrando que os fitoquímicos têm propriedades antioxidantes, o que significa que eles protegem contra os chamados “radicais livres”, que podem danificar as células saudáveis.

Também vêm sendo estudados outros benefícios adicionais dessas substâncias, tais como: proteger contra a arteriosclerose – o acúmulo de placas gordurosas nas paredes das artérias, que pode aumentar o risco de infarto e derrame; e proteger contra certos tipos de câncer. Entretanto, continua incerto como os fitoquímicos funcionam e quanto deles precisamos comer para obter o máximo de benefício.

Nas próximas semanas, vamos falar aqui no blog de fitoquímicos como Adenosina, Carotenóides, Alicina, Antocianidina, entre outros.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta