logoblog

A importância do café da manhã

Um estilo de vida saudável começa com um café da manhã equilibrado. Isso porque o desjejum é a primeira refeição após um jejum prolongado de 10 a 12 horas, onde os níveis de energia disponíveis (glicose) estão muito baixos, não permitindo ótimo desempenho tanto em atividades físicas ou mentais.

Por isso, a quebra de jejum tem que ser feita assim que a pessoa acorda, para fornecer energia para encarar o dia. Esse hábito deve ser adquirido desde a infância. Quem não toma café da manhã tem redução de nutrientes (Vitaminas e minerais) na alimentação, fica mais propício a ter anemia, déficit de atenção, apatia e indisposição.

Devido ao estilo de vida moderno ser sinônimo de correrias pela manhã – deixar as crianças na escola, enfrentar trânsito, bater o ponto, etc. – uma das refeições mais importantes do dia acaba sendo fatalmente omitida.

Assim, deixar de fazer o café-da-manhã tem se tornado cada vez mais comum na vida de muitas pessoas. Isto é uma pena, porque é uma ótima oportunidade para consumir alimentos saudáveis e nutritivos, e que dificilmente serão compensados nas outras refeições.

Além disso, ao que tudo indica, as funções da memória estão intimamente relacionadas à concentração de glicose no sangue, afetando-a positivamente (Benton e Parker, 1998), pois os neurônios dependem exclusivamente de glicose para funcionar. Estudos de Murphy et al, 1988, apontaram que quem toma café-da-manhã tem melhor desempenho em testes de memória e na resolução de problemas, e que crianças que fazem esta refeição têm melhor rendimento na escola.

Outros estudos comprovam que a frequência de um desjejum equilibrado contribui para manutenção de um peso mais saudável, reduzindo o desejo de beliscar, previne doença arterial coronariana, câncer, AVC, diabetes e ainda retarda o processo de envelhecimento. Tais benefícios derivam-se especialmente da concentração de fibras dietéticas, antioxidantes, minerais, vitaminas, além de fitonutrientes presentes nos alimentos que devem compor o café-da-manhã – frutas e cereais integrais.

Para quem tem a correria da manhã como a maior desculpa para pular o café o nosso conselho é se planejar. Pense, na noite anterior, o que vai comer no dia seguinte. Aqui na congelados nós temos um pacote especial de café da manhã para ajudar os mais apressados a fazerem esse refeição tão importante. Assim, você pode tornar suas manhãs mais saudáveis e nutritivas.

Vem com a gente! 😀

Postagens Relacionadas

2 Respostas

  1. sheila luna freire
    | Responder

    cONCORDO COM VOCE, SONIA, PELA MANHA,E QANDO EU TENHO MAIS FOME E SE NAO FIZER ESTA REFEICAO DIRETO, FICO MAL O ETO DO MEU DIA.

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      É terrível, não é mesmo Sheila?

      Por isso que insistimos em reforçar: façam o café da manhã, esta é uma refeição muito importante!

      Att,
      Equipe Congelados da Sônia ;D

Deixe uma resposta