A importância da Vitamina B12 na Dieta Vegetariana
Categorias:

6 agosto, 2020

A importância da Vitamina B12 na Dieta Vegetariana

O número de pessoas adeptas a dieta vegetariana aumenta a cada dia. Há uma estimativa de que 14% da população do nosso país se declare vegetariana. Isso representa 30 milhões de pessoas.

Uma das características, que é marcante nesse público é a mudança alimentar. A retirada de alimentos e produtos de origem animal, dá lugar a uma alimentação onde há um maior consumo de alimentos de origem vegetal. E essa mudança, quando planejada e acompanhada por um nutricionista, pode trazer vários benefícios a saúde.

O problema é quando se retira alimentos e há a deficiência em algum nutriente que não será encontrado nos alimentos de origem vegetal, caso da vitamina B12. Essa vitamina, pode se apresentar deficiente em alguns vegetarianos, dependendo de como esteja o funcionamento do seu organismo.

Isso acontece porque a vitamina B12 é produzida no nosso corpo pelas bactérias presentes no intestino e conseguimos também obtê-la pelo consumo de alimentos de origem animal. As plantas, infelizmente, não possuem vitamina B12, porque não precisam dessa vitamina para viver.

Um mito muito importante de ser esclarecido é achar que é possível encontrar B12 em fontes vegetais como algas, espirulina ou levedo de cerveja. Esses alimentos vegetais possuem uma substância que é parecida com a B12, que acaba enganando meu organismo, porque não possui a mesma função da vitamina e faz com que meu corpo ache que não precisa produzi-la, aumentando a necessidade da verdadeira vitamina b12.

Ovolactovegetarianos conseguem facilmente essa vitamina através da ingestão de laticínios e ovos. Vegetarianos estritos, que não ingerem nenhum alimento de origem animal, podem apresentar a deficiência da B12, se o seu corpo não conseguir uma produção adequada. E, nesse caso, será necessário utilizar mão de suplementos para conseguir esse equilíbrio.

A vitamina B12 é extremamente importante para o nosso organismo. A maioria das pessoas sabe que a sua deficiência pode ocasionar um tipo de anemia, a megaloblástica. Mas, não é só esse problema que pode ocorrer: hoje, as pesquisas apontam muito para uma progressiva doença neurológica, que pode contribuir para o surgimento da doença de Alzheimer, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, aumentar também os fatores de risco para doenças cardiovasculares, doença auto imune, infertilidade e até alguns tipos de cancer.

Portanto, a deficiência de B12 pode ocorrer em qualquer pessoa que não tenha uma alimentação saudável. Vegetarianos e veganos, que não possuem uma alimentação adequada, se tornam um grupo de risco para sua deficiência. E, nesse caso, há uma necessidade de se usar alimentos e produtos enriquecidos com a vitamina ou suplementos que podem ser na forma líquida, em cápsulas e até injetáveis, dependendo da condição e necessidade de cada pessoa e mediante avaliação de um profissional de saúde.

Luciana Novaes
Nutricionista
Mestre em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ
Especializada no cuidado Materno e Infantil
Especialização em Nutrição Clínica e Estética - IPGS
Especialização em Fitoterapia Aplicada a Prática Clínica - UniRedentor
Especialização em Alimentação e Cultura - ENSP/FIOCRUZ
Membro da SBNE
www.luciananovaes.com
+552121434599