A alimentação como aliada ao combate a celulite, saiba o que comer para prevenir essa vilã!
Categorias:

17 outubro, 2019

A alimentação como aliada ao combate a celulite, saiba o que comer para prevenir essa vilã!

Celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide (ou Fibro edema geloide), que nada mais é que o depósito de gordura sob a pele. Ela se caracteriza pelo aspecto ondulado da epiderme, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo. Afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca. Não é considerada uma doença, contudo é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres.

                                                                         Celulite a inimiga das mulheres pelo mundo

 

A obesidade não é condição necessária para a sua existência; há mulheres magras com celulite.

A causa da celulite não é plenamente conhecida e é pouco estudada; existem inúmeras suposições não comprovadas. Os fatores predisponentes parecem ser hereditários, tais como: sexo, etnia, biotipo corporal e distribuição de gordura.

A alimentação e a celulite

Analisando os possíveis fatores de surgimento e agravamento da celulite, pode-se afirmar que uma dieta balanceada promove a melhora da celulite e interfere diretamente na autoestima e na satisfação da imagem feminina.

Neste sentido a adesão de uma dieta saudável é eficaz na redução da celulite, aliada a prática de atividades físicas e tratamentos estéticos varidados.

Veja mais sobre alimentos que auxiliam nos cuidados com a pele!

Na alimentação é recomendado retirar ou reduzir os açúcares simples, alimentos gordurosos ricos em gorduras saturadas, refrigerantes comuns, embutidos e sal. Uma dieta rica em alimentos antioxidantes, desintoxicantes, com baixo sódio, carga glicêmica de moderada a baixa e hidratação adequada é recomendada para melhorar o quadro e a saúde de uma forma geral. Algumas refeições que podem ser incluídas para evitar a celulite você pode encontrar no nosso site, indicamos o Kit Detox e o Kit de Baixo Índice Glicêmico.

Converse com seu nutricionista!

 

No vídeo abaixo a Dra. Silvia Bretz fala mais sobre a alimentaçao como aliada a redução de celulite, confira!

 
Referências:
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/celulite/53/
https://interfisio.com.br/abordagem-fisioterapeutica-no-fibro-edema-geloide-uma-revisao-da-literatura/
https://www.euroamerica.net/blog/nutricao-na-prevencao-e-no-tratamento-da-fibro-edema-geloide-celulite

 

Gabriela Marcelino

Mestranda do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia dos alimentos (IFRJ). Nutricionista formada pelo Instituto Metodista Bennett. Especialista em Gestão da segurança dos alimentos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas pelo Instituto Senai de educação superior.
Formação técnica especial em processamento de frutas e hortaliças pelo Centro de tecnologia de produtos alimentares/Senai. Atualmente nutricionista responsável técnica na Congelados da Sônia.