26 junho, 2018
9 truques práticos para apreciar o inverno sem engordar
Alerta vermelho para as doenças mais frequentes no frio
“Com a chegada do inverno a maioria das pessoas come um pouco mais. Muitas vezes, o aumento no consumo de alimentos ocorre de forma exagerada, o que pode trazer consequências sérias e prejudiciais à nossa saúde, como por exemplo as doenças cardiovasculares. No inverno o risco de infarto e AVC é maior. Um dos principais motivos é a diminuição do calibre das artérias, o que reduz o fluxo sanguíneo. A mudança acontece para o corpo se manter aquecido, mas acaba aumentando o risco de infarto e AVC. ” Mara Campos, cardiologista.
9 truques práticos para apreciar o inverno sem engordar
Com o intuito de evitar adquirir aqueles quilinhos extras e outros problemas indesejáveis, as nutricionistas e a médica recomendam que você:
1. Beba líquidos corretamente, no inverno, a tendência é a redução no consumo de líquidos. Contudo não beber líquidos acidifica o sangue e facilita os problemas de saúde. A recomendação de dois litros diários não precisa ser somente de água, podem ser substituídos por sucos naturais e chás sem açúcar, que ajudam a hidratar. Apesar de naturais, os chás devem ser consumidos com moderação, pois o excesso de algumas substâncias pode causar efeitos colaterais. Atualmente existe uma variedade enorme de chás indicados para vários objetivos, como por exemplos os chás que acalmam (maracujá, melissa, hortelã) e os estimulantes (chá mate, chá preto e chá verde).
2. Procure se exercitar, outro agravante para a saúde é o desânimo que o frio nos dá. A frequência dos exercícios diminui ou pior são interrompidos. A atividade física aquece o corpo, melhora a disposição, e contribui para prevenção e cura de muitas doenças. 3. Abuse dos temperos naturais como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela, capazes de aquecer nosso organismo e aumentar o gasto calórico;4. Diminua o consumo de sal, e reduza a quantidade de óleo e frituras;
5. Consuma as hortaliças e legumes, refogadas, grelhadas ou no vapor, pois no inverno o consumo da salada diminui;
6. Evite adicionar caldos prontos, temperos ou o glutamato monossódico, presente nos temperos prontos e caldos prontos serve para realçar o sabor. As sopas industrializadas não devem ser consumidas. Fazem mal a saúde, são ricas em conservantes e corantes, aditivos químicos e glutamato monossódico;
7. Consuma sobremesas assadas, o ideal é preparar aquelas à base de frutas como banana, abacaxi e maçã ao forno; pode-se adicionar canela nestas preparações para realçar o sabor sem aumentar o valor calórico;
8. Experimente frutas secas e fibras (uva passa, damascos) também são uma ótima opção. Procure ingerir alimentos ricos em fibras como aveia, pão e arroz integral devido à maior saciedade que eles proporcionam;
9. Prefira laticínios com baixos teores de gorduras. O leite desnatado é uma ótima opção e pode ser preparado com canela ou cacau em pó. Troque os queijos amarelos (cheddar, queijo prato) pelo os queijos brancos, tipo cottage, ricota e queijo minas frescal. Cuidado com ingredientes como creme de leite, pois aumentam muito o teor de gordura e calorias da preparação.
Conheça os produtos abundantes no inverno
– Couve;
– Oleaginosas;
– Nabo;
– Laranjas;
– Maçãs.
Sugestões de cardápios para o inverno
Frio e sopa é uma ótima combinação, porém devemos ter atenção a composição e tamanho das porções consumidas. Substituir a salada com proteína grelhada por uma sopa composta por verduras, proteínas, legumes e temperos naturais pode ser uma opção saudável para os jantares de inverno.
O kit Dieta da Sopa para Elas vai saciar o seu apetite durante o almoço e é ótimo para quem aprecia sopa no jantar. Confira o cardápio:
ALMOÇO |
JANTAR |
O kit Dieta da Sopa para Eles foi criado especialmente para homens que desejam mudar hábitos alimentares e é ótima para quem aprecia sopa no jantar.
ALMOÇO |
JANTAR |
Para outros kits acesse o nosso site.
Notícias relacionadas