TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

9 truques práticos para apreciar o inverno sem engordar

Estações mais frias são conhecidas por deixarem em nós aquela sensação de sempre ter “mais fome” que o habitual. Muitas vezes sentimos vontade de mudar a nossa alimentação, ingerir alimentos mais pesados e quentes. Já se perguntou por que isso acontece com você? Isso ocorre porque para manter-se aquecido em temperaturas mais baixas o corpo acaba queimando mais calorias. Só que acabamos preparando receitas mais gordinhas, e o gasto de energia a mais que temos no inverno torna-se mínimo perto da quantidade de calorias que ingerimos. Por isso, é comum ganhar peso sem perceber, e os casacos mais largos só ajudam a esconder. Mas será mesmo adequado consumir alimentos mais gordurosos? Trouxemos para você argumentos a favor e contra esse hábito, além de alertas sobre as doenças mais frequentes nessa época do ano, confira. Com base em estudos, a nutricionista Carolina Pereira Magalhães recomenda que “não é necessário mudar a composição alimentar durante as diferentes estações do ano. Devemos variar as refeições e dar preferência a alimentos sazonais, seguindo uma alimentação saudável e balanceada ao longo de todo ano, independentemente da estação.” Contudo Luísa Trindade, nutricionista do Hospital Lusíadas Porto defende que sim devemos consumir mais calorias, já que “devemos comer sempre alimentos da época, pois possuem menos pesticidas e são nutricionalmente mais ricos e naturalmente, é também necessário maior aporte calórico, dado que o corpo necessita de mais calorias para combater o frio.” Mas a disciplina é necessária, evite abusos. De acordo com a cardiologista Mara Campos (CRN3 11020): “A vontade de comer não está só na necessidade fisiológica, ou seja, na necessidade de repor energia, mas também nas nossas cabeças e cultura. Por isso, cuide de sua alimentação e pratique atividade física. A estação climática não é desculpa para ficar parado!!”, alega a cardiologista.

Alerta vermelho para as doenças mais frequentes no frio

“Com a chegada do inverno a maioria das pessoas come um pouco mais. Muitas vezes, o aumento no consumo de alimentos ocorre de forma exagerada, o que pode trazer consequências sérias e prejudiciais à nossa saúde, como por exemplo as doenças cardiovasculares. No inverno o risco de infarto e AVC é maior. Um dos principais motivos é a diminuição do calibre das artérias, o que reduz o fluxo sanguíneo. A mudança acontece para o corpo se manter aquecido, mas acaba aumentando o risco de infarto e AVC. ” Mara Campos, cardiologista.

9 truques práticos para apreciar o inverno sem engordar

Com o intuito de evitar adquirir aqueles quilinhos extras e outros problemas indesejáveis, as nutricionistas e a médica recomendam que você:

   

1. Beba líquidos corretamente, no inverno, a tendência é a redução no consumo de líquidos. Contudo não beber líquidos acidifica o sangue e facilita os problemas de saúde. A recomendação de dois litros diários não precisa ser somente de água, podem ser substituídos por sucos naturais e chás sem açúcar, que ajudam a hidratar. Apesar de naturais, os chás devem ser consumidos com moderação, pois o excesso de algumas substâncias pode causar efeitos colaterais. Atualmente existe uma variedade enorme de chás indicados para vários objetivos, como por exemplos os chás que acalmam (maracujá, melissa, hortelã) e os estimulantes (chá mate, chá preto e chá verde).

2. Procure se exercitar, outro agravante para a saúde é o desânimo que o frio nos dá. A frequência dos exercícios diminui ou pior são interrompidos. A atividade física aquece o corpo, melhora a disposição, e contribui para prevenção e cura de muitas doenças.

3. Abuse dos temperos naturais como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela, capazes de aquecer nosso organismo e aumentar o gasto calórico;

4. Diminua o consumo de sal, e reduza a quantidade de óleo e frituras;

5. Consuma as hortaliças e legumes, refogadas, grelhadas ou no vapor, pois no inverno o consumo da salada diminui;

6. Evite adicionar caldos prontos, temperos ou o glutamato monossódico, presente nos temperos prontos e caldos prontos serve para realçar o sabor. As sopas industrializadas não devem ser consumidas. Fazem mal a saúde, são ricas em conservantes e corantes, aditivos químicos e glutamato monossódico;

7. Consuma sobremesas assadas, o ideal é preparar aquelas à base de frutas como banana, abacaxi e maçã ao forno; pode-se adicionar canela nestas preparações para realçar o sabor sem aumentar o valor calórico;

8. Experimente frutas secas e fibras (uva passa, damascos) também são uma ótima opção. Procure ingerir alimentos ricos em fibras como aveia, pão e arroz integral devido à maior saciedade que eles proporcionam;

9. Prefira laticínios com baixos teores de gorduras. O leite desnatado é uma ótima opção e pode ser preparado com canela ou cacau em pó. Troque os queijos amarelos (cheddar, queijo prato) pelo os queijos brancos, tipo cottage, ricota e queijo minas frescal. Cuidado com ingredientes como creme de leite, pois aumentam muito o teor de gordura e calorias da preparação.

Conheça os produtos abundantes no inverno

Couve;

Oleaginosas;

Nabo;

Laranjas;

Maçãs.

Sugestões de cardápios para o inverno

Frio e sopa é uma ótima combinação, porém devemos ter atenção a composição e tamanho das porções consumidas. ​Substituir a salada com proteína grelhada por uma sopa composta por verduras, proteínas, legumes e temperos naturais pode ser uma opção saudável para os jantares de inverno.

O kit Dieta da Sopa para Elas vai saciar o seu apetite durante o almoço e é ótimo para quem aprecia sopa no jantar. Confira o cardápio:

ALMOÇO

JANTAR

Salmão maravilha e arroz colorido

Minestrone

Feijoada light

Sopa tropical de abóbora

Frango a carpegiani

Caldo verde

Macarrão da leda sem glúten

Sopa de batata baroa

Estrogonofe de carne

Sopa de ervilha

Lasanha de presunto de peru

Cassoulet

Bobó de camarão

Sopa de cebola

O kit Dieta da Sopa para Eles foi criado especialmente para homens que desejam mudar hábitos alimentares e é ótima para quem aprecia sopa no jantar.

ALMOÇO

JANTAR

Salmão maravilha e arroz colorido

Minestrone

Feijoada light

Sopa tropical de abóbora

Frango a carpegiani

Caldo verde

Macarrão da leda sem glúten

Sopa de batata baroa

Estrogonofe de carne

Sopa de ervilha

Lasanha de presunto de peru

Cassoulet

Bobó de camarão

Sopa de cebola

 

Para outros kits acesse o nosso site.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00