4 julho, 2018
6 alimentos que cuidam do coração + 10 dicas para uma vida saudável
Ouvimos dos médicos que não devemos criar hábitos que afetem negativamente o corpo, e sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, mas os problemas de saúde parecem sempre estar longe da gente, não é mesmo? De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem IAM, que acaba sendo fatal para 30% deles.
O que é IAM?
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), também conhecido como infarto ou ataque cardíaco, corresponde à interrupção da passagem de sangue para o coração, o que provoca a morte das células cardíacas e causa sintomas como dor no peito, que pode irradiar para o braço.
A principal causa do infarto é o acúmulo de gordura no interior dos vasos, sendo muitas vezes decorrentes de hábitos não saudáveis, com dieta rica em gordura e colesterol e pobre em frutas e vegetais, além de sedentarismo e fatores genéticos. O diagnóstico é feito pelo cardiologista por meio de exames físicos, clínicos e laboratoriais. Já o tratamento é feito com o objetivo de desobstruir a artéria e melhorar a circulação sanguínea.
Porém, mesmo com tantas informações a respeito muitos esquecem de cuidar do coração. Dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo estimam que 720 paradas cardíacas acontecem no Brasil por dia. Nosso país está no top 10 daqueles com mais mortes do tipo. Para não nos juntarmos às estatísticas, devemos cuidar da dieta. Mas o que podemos comer para manter a saúde?
Uma alternativa é incluir em sua dieta alimentos funcionais. Além de oferecerem energia e nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, têm poder terapêutico – devido aos compostos bioativos. Os elementos contidos neles atuam diretamente na prevenção de males do coração, melhorando o metabolismo, reduzindo o colesterol e o risco de derrames e cardiopatias causados por artérias obstruídas. Separamos uma lista com alimentos que podem te ajudar:
-
Azeite de oliva: utilize para controlar o colesterol, contém gordura monoinsaturada. Dê preferência ao extravirgem. Evite frituras com ele, pois quando usado cru tem mais antioxidantes, o que evita a formação de radicais livres;
-
Couve: rica em antioxidantes, tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e também as inflamações nas artérias, no coração e nos rins. Outra vantagem é atuar na prevenção a derrames e ataques cardíacos;
-
Frutas vermelhas: amora, morango, framboesa, uva e outras frutas vermelhas possuem substâncias anti-inflamatórias que reduzem o risco de doenças cardíacas;
-
Laranja: fonte de potássio, um importante mineral para o controle da pressão arterial, também tem pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz a absorção do colesterol ingerido e diminui o acúmulo nas veias e artérias;
-
Oleaginosas: perfeitas para lanches, as nozes, castanhas, amêndoas e outras oleaginosas são repletas das chamadas “gorduras do bem” que são ótimas aliadas na prevenção a problemas cardiovasculares;
-
Peixes com ômega 3: insira na sua rotina alimentar o consumo de atum, salmão e sardinha. Estes peixes têm alto teor de ômega 3, um tipo de gordura que auxilia no controle da pressão arterial, dos triglicérides, do colesterol, da glicose e do peso.
Qual o cardápio mais adequado para quem quer cuidar da saúde cardíaca?
-
Para preservar a saúde é necessário manter todo o organismo hidratado e nutrido. Por isso você sempre deve beber muita água e buscar em sua dieta pelo equilíbrio, consumindo um pouco de todos grupos alimentares;
-
Dê preferências a alimentos crus e frescos, como frutas, legumes, vegetais que possuem muita água e ajudarão seu corpo a preservar um PH mais neutro, o que pode evitar dezenas de doenças ligadas à acidez;
-
Quantidades moderadas de óleos e gorduras vegetais azeite, óleo de coco e oleaginosas podem ser incluídas;
-
Para aqueles que não conseguem abrir mão da carne peixes de água fria como salmão e sardinha são ótimas alternativas.
Atenção! Em relação a quantidade que deve ser consumida, podem haver diferenças de acordo com o perfil de cada pessoa, variando conforme sexo, idade, peso, hábitos alimentares, etc.. Por isso é essencial que você consulte seu cardiologista e um nutricionista para te auxiliar nessa jornada.
Depois da consulta a Congelados da Sônia pode te ajudar
Se você quiser restabelecer o equilíbrio em seu organismo, a Dieta Funcional pode te ajudar. Composta a partir de um programa alimentar contendo refeições antioxidantes, ômega 3, fibras e prebióticos. Tudo isso com aproximadamente 1.100 kcal/dia. E de brinde você recebe um diário alimentar completo para 7 dias. Confira o nosso cardápio:
ALMOÇO |
JANTAR |
Gostou? Para outros cardápios acesse nosso site.
Além de cuidar da alimentação, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda algumas dicas para evitar as doenças cardíacas. São elas:
-
A melhor prevenção e ir ao cardiologista e seguir suas orientações;
-
Procure manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas;
-
Insira vegetais, folhas e legumes nas refeições;
-
Diga não ao tabagismo;
-
Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos;
-
Abandone o sedentarismo. Pratique atividade física, conforme orientação médica.;
-
Evite o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados. Restrinja também a ingesta de bebidas alcoólicas.
-
Saiba se é diabético ou se tem colesterol alto;
-
Evite o estresse;
-
Troque a sobremesa calórica por uma fruta.
Seguindo essas dicas e cuidando da alimentação, as chances de você e da sua família terem um problema cardiovascular são baixíssimas. Coloque elas em prática e tenha uma vida melhor. Compartilhe com as pessoas queridas e ajude-as a manter o coração saudável.
Notícias relacionadas