TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

5 trocas saudáveis para você fazer na sua rotina

rotina alimentar Com a internet, o que não falta por aí são sites e blog repletos de dicas de alimentação, das mais variadas. Muitas destas dicas são erradas e sem nenhum embasamento científico. Por aí já dá para ver que não existe um consenso nem entre especialistas em dieta. Mas uma coisa é certa: é mais fácil fazer trocas adequadas do que excluir totalmente certos alimentos da sua rotina alimentar, pois como já vimos em outro texto publicado aqui no blog, fazer uma dieta que retire um alimento ou nutriente pode ser prejudicial à saúde. Então para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma singela lista com 5 trocas alimentares que você pode fazer na sua rotina alimentar. Confira!

Pão integral e de grãos

O pão integral é rico em fibras, mas o de 12 grãos ganha nesse quesito. Duas fatias contam com 115 kcal - contra 135 kcal do integral - e maior quantidade de nutrientes, garantindo sensação de saciedade por mais tempo. Fique de olho nos rótulos e compare as informações.

Margarina e manteiga

Ambos são alimentos com muitas calorias, então se você precisa reduzir calorias, use pouca quantidade ou substitua por requeijão light, queijo branco, como cottage, ricota e queijo minas. A margarina parece mais saudável por ser feita com gordura vegetal. Porém, para ser produzida ela passa por um processo chamado de interesterificação, que aumenta a durabilidade do alimento ao misturar vários óleos e produtos químicos que o transformam em um creme consistente. Atualmente os fabricantes usam essa técnica para não ter gordura hidrogenada nas margarinas. Em contrapartida é um produto que não tem gordura saturada, aquela que em grande quantidade aumenta os níveis de colesterol e problemas cardiovasculares. Algumas marcas são adicionadas de vitaminas e fibras. A manteiga contém diversos nutrientes, é um produto natural feito a partir das gorduras do leite. Ela é fonte de vitaminas lipossolúveis que protegem o coração, contém CLA (ácido linoleico conjugado) que reduz o risco de desenvolvimento de tumores, entre outros benefícios Ela também é abundante em gordura saturada, que fornece energia e não causa picos de insulina no sangue, reduz o risco de doenças cardíacas pela metade segundo o uma pesquisa do Conselho de Pesquisa Médica, mas quem precisa controlar o colesterol deve ficar atento. Em relação ao sódio, ambas contém uma quantidade significativa de sódio, então use com moderação, e entre margarina e manteiga, a dica é variar a alimentação.

Leite desnatado e leite de soja

O leite desnatado é aquele que teve toda a gordura removida, apresentando baixo teor de calorias e colesterol. É rico em proteínas, cálcio, riboflavina e vitamina B12 e não tem gordura saturada. Um copo de 200 mL tem cerca de 75 cal. Já o leite de soja é extraído do grão e tem pouca gordura saturada, zero colesterol e pouca vitamina D e cálcio, embora algumas marcas são adicionadas de vitaminas e minerais. Um copo de 200mL tem aproximadamente 82 kcal. Se puder, escolha pelo leite desnatado. Ele oferece mais nutrientes importantes. Intolerantes a lactose devem optar pela opção de soja ou leite sem lactose.

Queijo branco e ricota

O queijo branco tem mais calorias, cálcio e proteínas do que a ricota por ser feito a partir do leite integral da vaca. Já a ricota é feita com o soro do leite, tendo menos sódio e quantidade menor de gorduras e calorias - que a coloca como melhor opção para quem quer perder peso. Para quem quer mais proteína, a escolha é o queijo minas. Outra deliciosa opção e muito saudável é o queijo de cabra.

Sal refinado e sal rosa

O sal de cozinha ou refinado é o cloreto de sódio. Até chegar à sua mesa, ele passou por um processo que retira os minerais mais importantes de sua composição. O consumo em excesso tem várias consequências: hipertensão, retenção de líquidos, doenças cardiovasculares e renais. Porém, como precisamos de sódio e de cloro para viver, não podemos cortar totalmente o sal da nossa dieta. O melhor é passar a utilizar tipos de sais não refinados: rosa, negro, azul, vermelho, entre outros. Todos contam com mais de 80 tipos de minerais na composição e são alternativas mais naturais e que fortalecem o corpo, equilibrando a glicemia no sangue, regulando o metabolismo e garantindo a imunidade. Mas é muito importante que essas marcas sejam adicionadas do mineral Iodo, pois sua deficiência é a causa mais comum e prevenível de doenças. Crianças com deficiência de Iodo podem crescer apáticas, com retardo mental, dificuldades motoras, surdo-mudez e cretinismo; nas grávidas pode causar nascimento de natimortos  e crianças com baixo peso; nos adultos pode acarretar em bócio. Uma outra dica é usar o sal light, ele tem entre 50 a 70% menos sódio, mas não adianta exagerar no uso. Até ele tem que ser usado com moderação. Além disso use temperos naturais como alecrim, tomilho, salsa, cebolinha, açafrão, páprica, alho poró e etc, pois eles darão mais sabor a preparação e consequentemente você irá utilizar menos sal. Atitudes simples como substituir alimentos já melhoram sua saúde e qualidade de vida. Adotar novidades na dieta não vai tirar o prazer de uma boa refeição e sim proporcionar novos horizontes para o paladar! Salvar
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00