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Alimentação

5 mitos e verdades sobre a dieta vegetariana

Ser vegetariano não é mais tabu. Hoje diversos restaurantes oferecem pratos feitos especialmente para esse público cada vez maior - existem até lanchonetes que só servem comida sem derivados de animais!

Porém, como esse estilo de vida é recente, muitos mitos sobre ele foram criados e  espalhados. Para afastar essas incertezas, selecionamos algumas inverdades e verdades sobre a dieta vegetariana. Continue conosco e saiba um pouco mais sobre a alimentação vegetariana.

A dieta vegetariana não tem proteínas

É mito. Os vegetarianos consomem proteínas na sua alimentação, mas a de origem vegetal. É verdade que ela é menos completa do que a animal, mas a combinação de alimentos de grupos diferentes fornece tudo que nosso corpo precisa e evita que isso seja um problema. Feijão, cereais, soja, ervilha e brotos são alguns exemplos de vegetais que contém as proteínas vegetais.

Vegetarianos têm deficiência de ferro

É verdade em parte. O organismo humano tem mais dificuldade de absorver o ferro de origem vegetal do que o vindo de animais. Por isso, é recomendado que os vegetarianos devem consumir duas vezes mais alimentos contendo a substância do que os onívoros e complementem a refeição com ingredientes ricos em vitamina C, pois o ácido ascórbico potencializa a absorção. As principais fontes de ferro vegetal são leguminosas, vegetais verde-escuros (agrião, couve, cheiro verde, etc), grão integrais, sementes oleaginosas, algas, entre outros alimentos. É importante buscar ajuda de um nutricionista para equilibrar os nutrientes no prato. A ida ao médico também deve ser rotineira, assim você saberá como está seu organismo.

Vegetarianos sempre são magros

Mito. Ser magro não está ligado ao consumo de proteínas animais mas sim aos hábitos alimentares. Se uma pessoa deixa de comer carne mas consome carboidratos adoidado, é claro que vai ganhar uns quilinhos a mais - mesmo que sempre almoce pratos vegetarianos. O importante é buscar orientação na hora de mudar a dieta para saber o que comer para ficar em forma.

Vegetarianos têm de comer mais

Mais um mito. Mesmo eliminando a gordura animal do prato, o vegetariano ainda precisa se preocupar com calorias. Como mostramos acima, em alguns casos é realmente necessário consumir mais do que onívoros; mas isso não implica necessariamente em ganho calórico. Mantenha o equilíbrio nutricional na escolha dos pratos, não exagere por exemplo, em pratos a base de massas.

Dieta vegetariana ajuda a prevenir algumas doenças

Verdade. Quem adota a dieta vegetariana consome mais fitoquímicos, vitaminas e sais minerais, fibras solúveis e insolúveis e evita gordura saturada. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sinal, publicou parecer que relaciona o excesso no consumo de carne vermelha, processadas e embutidas ao desenvolvimento de câncer. Ou seja, uma preocupação a menos para os vegetarianos!

Viu só como a dieta vegetariana não é um bicho de sete cabeças? Se feita do jeito certo, ela é tranquilamente uma forma saudável de se alimentar. Agora que você descobriu um pouco mais sobre este tipo de alimentação, acesse nosso site e veja o Kit Vegetariano, composto por 14 refeições (almoço + jantar) para deixar sua semana ainda mais saudável!

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