5 benefícios da comida congelada

Cozinhar é uma arte! Mas cozinhar, congelar e deixar a comida gostosa como se tivesse acabado de sair do fogão sempre foi um desafio para muita gente.

Atualmente, ainda existe preconceito com a comida congelada. Isso porque a decepção com alguns alimentos congelados vendidos nos supermercados é tão grande, que muitos consumidores não querem mais saber desse tipo de comida.

É aí que entra a Congelados da Sônia!

Nós desenvolvemos uma técnica de preparo que alia culinária light com congelamento de ponta — congelamento rápido — e um toque acentuado de comida caseira.

Na hora em que fazemos uma receita, damos a ela sabor e saúde através de uma rotina produtiva que contempla muitos cuidados no processo. Temos um time de especialistas em comida caseira trabalhando junto.

Mas afinal, o que é a culinária light?

A culinária light que desenvolvemos começa na seleção e compra dos ingredientes, passa pelo pré-preparo dos alimentos, e é finalizada no cozimento adequado de acordo com as características de cada preparo.

Saiba mais:

1 – Seleção e tipos dos ingredientes

As carnes e aves são criteriosamente limpas, tendo gorduras e pele totalmente retiradas. Já os pratos são cozidos sob vapor, grelhados ou assados. Nada é preparado com fritura.

Quando cozinhamos na panela, para fazer o refogado à base de alho e cebola, usamos uma gordura de boa qualidade, somente para untar o fundo da panela.

Os vegetais utilizados são recebidos todos os dias em nossa fábrica. Temos uma variedade deles para a rotina da alimentação não ficar monótona.

Priorizamos o uso de arroz e massas integrais e outros ingredientes saudáveis para atender ao máximo as necessidades nutricionais.

Lembrando que é recomendado que as demais refeições do dia sejam balanceadas. Para isso, é muito importante ter um profissional de Nutrição que auxilie no balanceamento.

2 – Praticidade e flexibilidade

A intenção é levar sabor e praticidade para a vida das pessoas. Aliás, praticidade é o que não falta neste formato de alimentação.

A forma de preparo é muito simples, basta escolher o equipamento para o aquecimento — micro-ondas ou forno convencional —, aquecer pelo tempo que recomendamos na etiqueta (rótulo) do prato e consumir! Nossos almoços e jantares se adequam a toda a família e a todas as necessidades.

Ter uma refeição saudável no congelador/freezer é ideal para fugir daqueles momentos de ansiedade, quando temos vontade de comer mesmo sem fome, além de evitar muitas ciladas para a saúde, como comprar alimentos de fast food/delivery.

Nestes momentos, é recomendável ingerir snacks saudáveis, frutas frescas e desidratadas, oleaginosas ou um docinho saudável, lembrando sempre de realizar as refeições principais (almoço e jantar) em horários estabelecidos.

Ao fazer todas as refeições do dia (sem pular nenhuma delas) em horários mais estabelecidos, você mantém a saciedade, auxiliando no emagrecimento ou na manutenção do peso atual.

Ah, e se você precisar sair do home office, pode levar seu almoço com toda a segurança em uma bolsa térmica até seu local de trabalho.

3 – Durabilidade e benefícios

A durabilidade da refeição dá condição de organizar os almoços e jantares da semana toda, pois a validade do produto é grande (240 dias) por se tratar de um alimento congelado.

Além disso, é importante ressaltar que não usamos nenhum conservante. O que mantém a segurança e conservação do produto é o congelamento rápido e a cadeia do frio, que nada mais é do que o controle da temperatura em todas as etapas de produção até a entrega para o consumidor final.

Com este formato de alimentação, você reduz as compras do supermercado, diminui a louça suja e o lixo gerado na cozinha, economiza água e reduz o tempo na cozinha, fator decisivo na hora da compra, principalmente para quem não tem habilidades para cozinhar.

4 – Parceria para uma alimentação saudável

É importante manter o equilíbrio e a diversidade dos alimentos consumidos no dia a dia.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a “Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como os alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar”.

O Guia apresenta os dez passos para uma alimentação adequada e saudável, que recomenda o consumo de alimentos in natura, minimamente processados e variados. Em nossas refeições, usamos ingredientes dentro desta recomendação.

Reforçamos também a ideia de que a inclusão das saladas à base de vegetais frescos e frutas frescas seja praticada ao longo do dia. A ingestão adequada de fibras alimentares é essencial para redução do risco de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer.

Além de serem muito saudáveis, os vegetais também são excelentes fontes de vitaminas e minerais. E ao serem ingeridos regularmente, previnem a deficiência destes micronutrientes.

Estes alimentos ainda possuem baixas calorias, característica que os tornam ideais para o controle da obesidade e das doenças crônicas associadas a esta condição.

Ainda falando de alimentação saudável, seguimos usando um mix de sal marinho e sal light em nossas receitas, a fim de reduzir o total de sódio da preparação.

Utilizar o sódio para conservar o prato não condiz com nossa realidade de preparo, nossa intenção é reduzir o sódio total do alimento ofertado. Pois como falamos anteriormente, o que conserva nossa refeição é o emprego do congelamento rápido.

5 – Relação de confiança

Buscamos a confiança do nosso consumidor através de ações e transparência nas relações de consumo, e do incentivo da alimentação equilibrada.

De maneira prazerosa, trazemos como benefícios o bom funcionamento do organismo e a manutenção da saúde. Além disso, somos parceiros das pessoas para melhorar a qualidade de vida delas.

Através de mídias sociais, telefones, e-mail e promovendo visitas à nossa cozinha, estabelecemos um canal direto com os clientes, ouvindo críticas, sugestões e oportunidades de melhoria.

Por estas razões, a Congelados da Sônia decidiu manter uma relação de confiança com os clientes.

Nossa equipe trabalha a cada dia para você receber na sua casa um cardápio variado, equilibrado e seguro do ponto de vista microbiológico.

Proporcionar comida com gostinho caseiro e que dá prazer em comer é a missão da Congelados da Sônia!

Nutricionista Gabriela Marcelino

Gabriela Marcelino
Nutricionista responsável técnica na Congelados da Sônia LTDA. Graduada pelo Instituto Metodista Bennett, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), especialista em Gestão da Segurança de alimentos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas pelo Instituto Senai de Educação Superior, Técnica com formação especial em processamento de frutas e hortaliças pelo antigo Centro Nacional de tecnologia de produtos alimentares/Senai

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta