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Alimentação

5 alimentos termogênicos para te ajudar a secar a barriga para o verão!

Você sabe o que são alimentos termogênicos? Ou quais são os melhores para incluir na sua dieta e te ajudar a deixar a barriga sequinha para o verão? Não? Então você precisa ler esse artigo e receber as super dicas que a Congelados da Sônia preparou para ti!

O que são os alimentos termogênicos e como eles agem no organismo?

Tratam-se dos nutrientes que têm a propriedade de aumentar a temperatura corporal, ou seja, deixam o seu corpo mais quente e, por conseguinte, aceleram o metabolismo. O que faz com que o organismo gaste mais energia, resultando na queima de gorduras de forma mais eficaz. Eles sem dúvidas são uma carta coringa para quem quer secar a barriga .

Contudo, por mais potente que sejam não fazem efeito sozinhos. A nutricionista Tatiana Zanin pontua que os alimentos termogênicos atuam: “potencializando o emagrecimento, principalmente quando consumidos dentro de uma rotina de vida saudável, com alimentação balanceada e prática frequente de atividade física.” Ou seja, não adianta comer pizza com pimenta, ou esperar que tomar um chazinho de canela, depois de comer aquela feijoada, vá te ajudar a emagrecer.

5 sugestões de alimentos termogênicos para incluir na dieta

1. Proteínas: Você pensou que seriam as pimentas as primeiras da lista, não é mesmo? Mas não, as proteínas, principalmente as de origem animal são maravilhosas para queimar calorias. Muitas pessoas só conseguem ver o lado “calórico” delas, mas a verdade é que seu corpo precisa fazer um grande esforço para processá-las, queimando muito mais calorias do que a própria ingestão do alimento. Segundo a pesquisadora da Universidad de Navarra, Helen H. Hermsdorff: “dependendo do metabolismo, uma pessoa pode levar até três horas e meia para digerir um bife médio”. Como fontes termogênicas de proteína, Helen recomenda: “cortes magros de carne vermelha, frango, ovos e nozes.

2. Cafeína: Muito famosa nas academias, a cafeína em cápsulas é super efetiva para queimar gorduras. Ela acelera o metabolismo e dá o gás que você precisa para conseguir chegar mais longe nos treinos. Como efeitos colaterais imediatos, promove mais idas ao banheiro, tanto para urinar quanto para a eliminação de fezes, além de um aumento considerável na sudorese. Se você não conseguir tomar as famosas cápsulas, pode optar pelo bom e velho cafezinho. Neste caso, a recomendação da nutricionista Tatiana Zanin é para que você consuma “de 4 a 5 xícaras de 150 ml por dia”. Você também pode optar pelo chá verde, nesse caso ingira “4 xícaras por dia” ambos, de preferência, sem  açúcar;

3. Óleo de coco: Por mais paradoxal que pareça, ingerir gorduras boas é a melhor forma de eliminar a gordura visceral. Como já explicamos neste post sobre low carb, quando você reduz a quantidade de carboidratos processados e produtos industrializados, e passa a escolher opções mais saudáveis para a sua dieta, seu corpo entra em cetose, e se torna um verdadeiro metabolizador de gorduras;

4. Especiarias: Elas são conhecidas por essa propriedade, as mais famosas são obviamente a pimenta e a canela, mas não podemos nos esquecer do gengibre. Essas três especiarias promovem efeitos similares no corpo, e exigem um uso contínuo, aliado a uma alimentação saudável para fazer efeito. Entenda que não adianta comer quilos de pimenta, isso provavelmente só te trará problemas mais tarde. O mesmo vale para a canela, que é um potente anti-inflamatório, mas que em excesso, para mulheres, pode aumentar a cólica e até mesmo causar abortos. Já o gengibre, de acordo com o artigo do GreenME, quando ultrapassa a dose diária “de 10 g de raiz fresca de gengibre ou, a metade desta quantidade, em pó” pode causar: “azia, reações intestinais ou de pele.

5. Água gelada: Sem dúvidas a dica mais barata e mais efetiva. Já batemos muito na tecla da hidratação aqui no blog, mas o que você pode não saber é que beber água gelada ajuda acelerar o metabolismo. Isso ocorre porque a temperatura da água é diferente da temperatura natural do corpo, e por isso ele precisa aquecer para manter o calor, o que faz com que você queime calorias sem fazer esforços físicos. Como bônus a água purifica o sistema e não tem calorias! Para notar os efeitos, Tatiana Zanin recomenda “beber pelo menos 1,5 L de água gelada por dia”. Mas não vá beber tudo de uma vez, porque isso pode provocar um desequilíbrio no seu organismo, distribua em pequenos copos meia hora antes e uma hora depois das refeições para não prejudicar a digestão.

Efeitos colaterais e contra-indicações

Mas nem tudo são flores, não é a quantidade desses alimentos que aumentam o metabolismo, mas sim a forma como você os alia à dieta. Nesse sentido,  Tatiana Zanin alerta sobre os perigos das superdosagens: “O consumo excessivo de alimentos termogênicos pode causar tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Além disso, em casos de insônia, problemas cardíacos, doenças na tireoide, mulheres grávidas e crianças devem evitar consumir esses alimentos ou consumir em pequenas quantidades, de acordo com orientação médica.

#DicadaSônia: Antes de incluir qualquer alimento na sua dieta, mesmo que ele seja de origem natural, é fundamental consultar o seu profissional da saúde da alimentação. Somente um nutricionista e um endocrinologista, poderão te liberar para consumir alimentos  termogênicos. Além disso, eles também saberão indicar quais as doses mais adequadas para o gênero, peso e idade.

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