4 leguminosas que vão turbinar sua saúde

leguminosas
O segredo de ter uma alimentação saudável e com todos os nutrientes necessários ao organismo é a variedade no prato. Um dos tipos de alimentos que mais oferece opções de cores e sabores são as leguminosas – plantas que dão os grãos em vagens (feijões, lentilhas, ervilhas, grão de bico e soja). Além disso, elas também têm fibras que colaboram para o bom funcionamento intestinal, ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue, geram saciedade e têm pouca gordura.

Para se ter uma ideia da importância desses grãos, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO-OMS) chegou a declarar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas. A intenção foi conscientizar as nações sobre os benefícios e incentivar o aumento da produção a nível mundial.

Para detalhar melhor a importância das leguminosas, separamos 4 que não podem faltar na sua dieta. Confira abaixo.

Feijão

Popular e presente no cotidiano do brasileiro, é rico em proteínas, fibras e contém minerais como cálcio, vitaminas do complexo B, fósforo e ferro – que ajuda a formar células vermelhas e a transportar oxigênio para os corpos celulares . É também uma rica fonte de magnésio – mineral que compõe a estrutura de ossos e dentes e é importante no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Aqui na Congelados temos vários pratos que acompanham feijão. Um deles é o simpático Prato da Mamãe, que também traz arroz e bifes acebolados e grelhados de frango.

Soja

Conhecida por sua proteína, é rica em fibras, gorduras poli-insaturadas, ferro, fósforo, magnésio, zinco, vitamina K e cálcio. É considerada a leguminosa mais completa entre as que contêm proteínas vegetais. Pode ser consumida em saladas, refogados e até compor outras receitas – como o nosso Risoto Ecológico. Produtos derivados, como tofu e bebidas de soja, também são ótimos.

Grão de bico

Original do Oriente Médio, essa leguminosa é fonte de proteínas, fibras, minerais (ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio) e vitaminas do complexo B. O grão de bico também reduz os níveis de colesterol ruim (HDL) do sangue, a pressão arterial e a quantidade de triglicerídeos. É recomendado para quem tem hipertensão e para reduzir o risco de doenças reumáticas, artrites e câimbras. Bem versátil, pode ser ingrediente de várias receitas – saladas, bolinhos, hambúrgueres e até Purê de Grão de Bico.

Ervilha

A ervilha possui fibras insolúveis, que desaceleram a absorção de gorduras e açúcares e ajudam a regular o funcionamento do intestino. Além disso, dá uma turbinada na saúde, ajudando a reduzir o risco de certas doenças – como diabetes -, fortalece os ossos e o sistema imunológico, faz bem à visão, ao cérebro e ao coração e ajuda na prevenção da depressão. A ervilha pode compor vários pratos, como saladas, acompanhamentos e sopas. Nós da Congelados exploramos algumas dessas receitas e criamos diversos pratos com essa leguminosa; um deles é a Sopa de Ervilha, que também leva cubinhos de presunto de peru, abobrinha e cenoura.

Gostou da lista? Sentiu falta de alguma leguminosa que já faz parte de sua dieta? Deixe seu comentário! E não esqueça de visitar nossa loja para conferir mais pratos com leguminosas.

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