3 receitas de doces indicados na TPM

Existe um período que acompanha a maioria das mulheres desde o início da puberdade até a menopausa, a Síndrome Pré Menstrual, mais conhecida como TPM.

Neste período, parece que viramos outra pessoa e isso é justificado pelo pico de progesterona que gera os principais sintomas:

  • Redução da serotonina, justificando a maior vontade por doce neste período;
  • Vontade de carboidrato de qualquer espécie, pois é utilizado como substrato energético por este hormônio e por isso as preferências alimentares podem mudar. A fadiga também é gerada pelo mesmo motivo;
  • Acúmulo de gordura corporal, que reduz o efeito térmico dos alimentos por aumentar a resistência insulínica;
  • Estímulo da glândula sebácea, mais um fator que favorece a acne neste período;
  • Mastalgia (dor na mama) é bastante comum, porém está mais relacionada a outro hormônio que também aumenta neste período, a prolactina.

Outros sintomas também podem aparecer e todos eles são acentuados no quadro de obesidade.

Precisamos amar sermos mulheres, aceitarmos as particularidades e entendermos que ceder a esses impulsos hormonais todo mês só aumenta o risco de desenvolver doenças crônicas que, antes de aparecerem, vão dando pistas como ganho de peso, celulite, pele oleosa etc.

Além disso, sabendo que todo mês isso acontece, qual pensamento você prefere ter?

“Nesse período eu mereço, é hormonal, vou ceder” ou “Preciso amenizar esses sintomas, afinal, durante a maior parte da vida eu irei conviver com isso”.

Caso sua resposta tenha sido a segunda, continue lendo essa matéria porque eu vou sugerir três receitas incríveis com nutrientes importantes em diversos sintomas da TPM.

Eu indico cada receita para um sintoma diferente:

Caroline Miranda

Caroline Miranda
Nutricionista Funcional & Coach de Emagrecimento – Nutrição Consciente
CRN4 – 13100549

 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta