8 fevereiro, 2022
3 benefícios da dieta cetogênica
Baseada na redução do consumo de carboidratos e aumento da ingestão de gorduras, a dieta cetogênica traz diversos benefícios para o organismo. O nome vem da cetose, uma espécie de queima de gordura induzida pelo corte dos carboidratos e, consequentemente, da glicose.
A dieta cetogênica consiste na alteração do comportamento alimentar, em que, ao diminuir a ingestão de carboidratos, a gordura acumulada no corpo passa a fornecer a maior parte da energia para o funcionamento do organismo. Com isso, é possível estimular a perda de peso, diminuir os níveis de triglicerídeos e aumentar o colesterol bom, por exemplo.
Confira os principais benefícios da dieta cetogênica para o corpo:
1. Redução de peso
Os carboidratos ingeridos na alimentação são transformados pelo organismo em açúcar, o que faz com que os níveis de insulina aumentem para que as células consigam absorver toda a glicose do sangue e restaurar os níveis de açúcar.
Como a insulina eleva a gordura corporal, o consumo restrito de carboidratos força o corpo a utilizar essa reserva como fonte de energia, dando início à cetose.
Esse processo começa quando o corpo se adapta a uma menor ingestão de carboidratos e converte gordura em energia.
Ao mesmo tempo, ao consumir pouca quantidade de carboidratos, os níveis de insulina tendem a não aumentar muito e o armazenamento de gordura começa a ser consumido.
Além disso, uma dieta rica em gorduras aumenta a sensação de saciedade, levando a um melhor controle do apetite e, portanto, a uma maior perda de peso.
2. Controle do colesterol bom e do açúcar no sangue
As lipoproteínas de alta densidade (HDL), também conhecidas como colesterol bom, são responsáveis por ajudar a transportar o colesterol da corrente sanguínea para o fígado, onde é quebrado e descartado.
Com o aumento no consumo de gorduras saudáveis, como abacate, azeite, ovos e nozes, por exemplo, é possível elevar os níveis de HDL no sangue.
Ao reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos na alimentação, também diminui a entrada de açúcares no corpo, o que pode afetar os níveis de insulina e gerar sérios efeitos colaterais.
No entanto, a dieta cetogênica deve ser feita com o acompanhamento de profissionais, principalmente no caso de pacientes com diabetes ou dependentes de insulina.
3. Redução dos níveis de triglicerídeos e controle da pressão arterial
Em geral, dietas ricas em carboidratos podem levar a níveis elevados de triglicerídeos, que são moléculas específicas de gordura compostas por três grupos de ácidos graxos e glicerol.
Ao investir na redução de carboidratos e aumento da gordura, é possível reduzir os riscos de doenças ligadas aos triglicerídeos.
Além disso, a redução dos chamados picos de açúcar no sangue ajudam a baixar a pressão arterial, reduzindo riscos de acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, perda de visão, insuficiência renal e outras doenças.
Kits de refeições para dieta cetogênica
A Congelados da Sônia é uma empresa pioneira em refeições congeladas com o objetivo de agregar o sabor da comida caseira, saudável e equilibrada para a sua casa.
Nosso time de especialistas acredita que a comida de verdade pode ser acessível e descomplicada.
Além disso, devido ao processo de supercongelamento, conseguimos manter os nutrientes e vitaminas das refeições, assim como o sabor e textura, que tornam as refeições ainda melhores.
Acesse o nosso site e conheça as opções de refeições individuais e kits de refeições saudáveis e saborosas para quem está fazendo a dieta cetogênica.
Notícias relacionadas