10 dicas para você fazer escolhas saudáveis nas festas de fim de ano

As festas de confraternização, o Natal e o Ano Novo estão bem próximas de chegar!

Por isso, pensando em te ajudar a manter os hábitos saudáveis, separei 10 dicas eficazes para que você tenha mais equilíbrio nessa época tão especial, sem ficar com aquele peso na consciência ou até mesmo perder todo o progresso que já conquistou com sua dieta, seu corpo e principalmente sua saúde.

1. Planeje a ceia de Natal

Antes de ir ao mercado, faça uma lista de compras contendo a maioria de alimentos naturais, com o mínimo de industrializados e escolha receitas mais leves. Evite as que levam maionese, açúcares, frituras, embutidos, temperos industrializados e óleo de soja.

2. Escolha alimentos in natura

As preparações da ceia tendem a ser saudáveis, por exemplo: arroz à grega, chester, peru, bacalhau, castanhas, nozes, saladas, salada de frutas, frutas frescas da estação e frutas secas.

Quanto às sobremesas, busque fazer receitas mais saudáveis de doces e rabanadas.

3. Cuidado com o excesso de beliscos

Tenha atenção no hábito de beliscar os alimentos ou exagerar na bebida alcoólica enquanto prepara a ceia, pois serão calorias a mais acrescentadas no seu dia.

4. Capriche na salada como entrada

Na hora da ceia, comece montando um prato bem colorido de salada com diferentes folhas e legumes. Faça molhos mais leves para acompanhar, à base de iogurtes naturais, coalhada ou mostarda e mel.

Acrescente sementes e frutas na salada se você gostar de texturas crocantes e um sabor agridoce. As fibras da salada trarão mais saciedade para que você não exagere na refeição.

5. Monte o seu prato com as porções de comida que está habituado (a)

Mastigue muito bem os alimentos e evite repetir as refeições com tudo que estiver disposto à mesa.

6. Escolha uma pequena porção de sobremesa que você goste

Por exemplo, panetone, rabanada, pavê ou uma receita típica da sua família.

Não podemos nos esquecer que a alimentação também é afetiva. Portanto, se você não tem nenhuma restrição alimentar, aproveite com equilíbrio este momento que acontece apenas uma vez a cada ano.

7. Controle a quantidade de bebida alcoólica e refrigerantes

As bebidas são muito calóricas e podem levar à desidratação. Se optar por beber, intercale cada dose com um copo d’água para evitar a desidratação.

Prefira drinques sem adição de álcool, sucos sem adição de açúcar, suchás (suco natural misturado com chá), refrigerantes caseiros (água com gás e suco natural da fruta), kombucha etc.

8. Inclua a prática de exercícios físicos neste período

Se você viajar, acorde mais cedo e caminhe para conhecer a cidade, faça trilhas, pule corda, corra na praia ou use a academia do local, o importante é estar em movimento!

Feito isso, você aumenta a sensação de bem-estar e o seu gasto calórico. Separe pelo menos 30 minutos por dia assim que acordar e depois terá o dia livre para aproveitar com a família e os amigos.

9. Tenha constância nos hábitos saudáveis

Se em todos os feriados e datas comemorativas você desistir de fazer escolhas mais saudáveis, serão grandes as chances de você não conquistar os seus objetivos, sejam eles a perda de gordura, o ganho de massa muscular ou o tratamento de alguma doença específica.

10. Aposte em alimentos prontos para a ceia

Se você não quer passar horas na cozinha preparando a ceia, na Congelados da Sônia você encontra uma linha de pratos festivos deliciosos, que são opções totalmente saudáveis e balanceadas para te ajudar a manter uma alimentação saudável neste fim de ano.

Aproveite este período para celebrar com as pessoas que ama. Descanse, separe um tempo para agradecer o que passou e planeje as suas metas para 2022. Boas festas!

Nutricionista: Beatriz Moreira
Titulação:Nutricionista Beatriz Moreira
Especialista em nutrição clínica e esportiva
Telefone: (21) 99544-5650
Instagram: @biamoreiranutri

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